Você está aqui: Página Inicial / Institucional / História / A história do município de Pacaraima

A história do município de Pacaraima

por publicidadecamarapac@hotmail.com — publicado 29/05/2020 21h42, última modificação 29/05/2020 21h42

A história do município de Pacaraima está ligada à demarcação da fronteira com a Venezuela pelo Exército Brasileiro, originando-se em torno do marco conhecido como BV-8, portal de entrada para o Brasil a partir daquele país. Também é de se destacar a implantação de um Pelotão Especial de Fronteira na região.

No entanto, a colonização intensificar-se-ia com a farta chegada de brasileiros, principalmente oriundos da Região Nordeste, atraídos pelo sonho do enriquecimento fácil com o garimpo. A livre mobilidade interfronteiriça tornou necessário oficializar a demarcação e o resguardo daquela fronteira.

Os brasileiros pioneiros na região são considerados seus desbravadores, embora sejam fundadores acidentais e quase desconhecidos do município. Antes conhecida como Vila Pacaraima, ou simplesmente BV-8, adotando-se o nome do marco, a vila era parte do então Território Federal de Roraima, atual Estado de Roraima.

Pacaraima foi emancipada por Lei Estadual nº 96, de 17 de outubro de 1995, sendo o município formado por desmembramento de Boa Vista, capital do estado. Sua instalação ocorreu em 1º de janeiro de 1997, com a posse do primeiro Prefeito eleito através do voto direto o engenheiro agrônomo Hiperion de Oliveira e os 9 vereadores que compõem a Câmara Municipal, em eleição ocorrida em 3 de outubro de 1996.

A sede municipal funciona até hoje como entreposto comercial, atraindo diversos compradores de bens de consumo básico do município vizinho.

Infraestrutura urbana

O acesso à cidade de Pacaraima se dá pela rodovia BR-174, que está pavimentada e com bom estado de conservação. A distância até Boa Vista é de cerca de 220 quilômetros. Há um serviço regular de ônibus disponível para o município a partir de Boa Vista. Há ainda serviços de motoristas autônomos que fazem o percurso. Pacaraima está conectada à rede elétrica estadual, com energia proveniente de Macágua, na Venezuela.

Geografia

O município de Pacaraima, com seus 920 m de altitude, é considerado como o município mais alto do estado de Roraima e de toda a Região Norte do Brasil.

Localidades principais

A área do município está localizada na Reserva Indígena São Marcos. A única localidade não-indígena do município é a própria sede. Segue sua população segundo o Censo de 2010.[7]

• 4.514 habitantes - Pacaraima (sede)

Hidrografia

• Rio Cotingo
  • Rio Parimé
  • Rio Surumu

Vegetação

Cobertura vegetal: savana estépica (parque e arbórea densa).

Relevo

Savana de superfície plana (50%), relevo ondulado (40%) e elevações isoladas (10%).

Solo

1. Solos litólicos
  2. Podzólicos vermelho-amarelos
  3. Planossolo
  4. Afloramento rochoso
  5. Laterita hidromórfica
  6. Latossolo amarelo
  7. Solos hidromórfico cinzentos

Clima

O clima de Pacaraima é considerado tropical úmido de monções (tipo Am segundo Köppen), com temperatura média compensada anual de 21,8 °C. Na maioria dos meses do ano existe uma pluviosidade significativa, só existe uma curta época seca e não é muito eficaz. A média anual de pluviosidade é de 1906 mm. O mês mais quente do ano, Março, tem uma temperatura média de 22,4 °C. Julho, o mês mais frio, apresenta 21 °C de temperatura média. As temperaturas médias variam 1,4 °C durante o ano.